De um modo geral, uma das grandes dificuldades
apontadas pelos professores no exercício da sua atividade profissional
encontra-se diretamente ligada à agitação/indisciplina na sala-de-aula. Este
parece ser um desafio que atinge tanto os professores principiantes na carreira,
como os mais experientes.
Esse tema leva a uma reflexão sobre um conjunto de
estratégias e competências profissionais em relação à gestão da sala. Qual a
idade das suas crianças? Como são colocadas as regras de boa convivência: impostas ou
combinadas? Somente o mal comportamento é criticado ou o bom comportamento é
elogiado e realçado para o grupo de alunos? Todas essas questões precisam ser bem analisadas e
avaliadas!
Com o meu grupo de alunos de 4 anos, os combinados são
rotineiramente construídos, relembrados, reconstruídos e alterados conforme a atividade ou
resposta comportamental de cada um deles...
Como estratégia para reforçar o bom comportamento,
trouxe para a nossa sala as vaquinhas: “Malhada” e sua filhinha “Malhadinha”.
As crianças que participam da rotina com tranquilidade, são premiadas com a possibilidade
de brincarem com os bichinhos no momento do pátio ou nas brincadeiras de livre
expressão!
Essa proposta tem dado certo! No entanto, outros
recursos já estão sendo pensados, caso essa estratégia se esgote!
Abraços,
Profª Cristina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário