domingo, 28 de julho de 2013

NOSSAS AMIGUINHAS: "MALHADA" E "MALHADINHA"!



De um modo geral, uma das grandes dificuldades apontadas pelos professores no exercício da sua atividade profissional encontra-se diretamente ligada à agitação/indisciplina na sala-de-aula. Este parece ser um desafio que atinge tanto os professores principiantes na carreira, como os mais experientes.

Esse tema leva a uma reflexão sobre um conjunto de estratégias e competências profissionais em relação à gestão da sala. Qual a idade das suas crianças? Como são colocadas as regras de boa convivência: impostas ou combinadas? Somente o mal comportamento é criticado ou o bom comportamento é elogiado e realçado para o grupo de alunos? Todas essas questões precisam ser bem analisadas e avaliadas! 
Com o meu grupo de alunos de 4 anos, os combinados são rotineiramente construídos, relembrados, reconstruídos e alterados conforme a atividade ou resposta comportamental de cada um deles... 

 

Como estratégia para reforçar o bom comportamento, trouxe para a nossa sala as vaquinhas: “Malhada” e sua filhinha “Malhadinha”. As crianças que participam da rotina com tranquilidade, são premiadas com a possibilidade de brincarem com os bichinhos no momento do pátio ou nas brincadeiras de livre expressão! 


Essa proposta tem dado certo! No entanto, outros recursos já estão sendo pensados, caso essa estratégia se esgote!

Abraços,
Profª Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário