segunda-feira, 29 de julho de 2013

CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO!



       Para estimular a matemática na Educação Infantil, deve-se ter como ponto de partida propostas que envolvam conceitos de classificação, seriação, inclusão, correspondência, atributos necessários para que a criança construa o conceito de número.Essas propostas podem e devem acontecer de formas variadas, de acordo com o contexto dos pequenos alunos.

           Abaixo, vocês poderão ver que, no momento da chamadinha, as fichas dos nomes dos alunos foram exploradas de forma diferenciada, onde as crianças organizaram suas fichas de acordo com a primeira letra de seus nomes.  



            Outras possibilidades de classificação podem acontecer no decorrer da rotina... O importante aspecto dessa questão, é que as crianças devem agir ativamente na solução dos desafios e, principalmente, possam pensar sobre a sua ação, levantar hipóteses e argumentar... Só assim os conceitos matemáticos estarão sendo construídos...

Abraços,
Profª Cristina. 

 

domingo, 28 de julho de 2013

BRINCANDO COM LETRAS MÓVEIS...



O alfabeto móvel é um importante instrumento de trabalho na Educação Infantil e possibilita ao professor fazer inúmeras intervenções de acordo com a necessidade e o nível de cada aluno...  Uma das intenções pedagógicas com o alfabeto móvel é a de consolidar um conceito básico da organização a linguagem escrita: com apenas 26 letras é possível registrar tudo o que se pensa ou se fala. 

Assim, o trabalho com o alfabeto móvel, com intensidade, permite que o educador infantil estimule seus alunos em relação a algumas reflexões interessantes:


• As mesmas letras que aparecem em seu nome são utilizadas para escrever o nome de seus colegas;
• Na produção coletiva e nos textos lidos aparecem as mesmas letras de seu nome;
• Quando seus pais ou familiares escrevem utilizam as mesmas letras que estão aprendendo na escola;
• Os livros de histórias infantis são escritos com as mesmas letras, bem como os jornais e revistas;
• Algumas vezes utilizamos a mesma letra em uma única palavra;
• Outras vezes precisamos de mais de uma letra para representar certo sons que são pronunciados por nós.


De acordo com o nível de desenvolvimento das crianças, o professor pode propor a utilização das letras móveis em situações diferenciadas...Para um aluno pré silábico, por exemplo, a ênfase pode ocorrer quanto ao reconhecimento das letras que compõe o próprio nome ou uma palavra, solicitando que a criança identifique a primeira letra da palavra que se quer formar... E assim sucessivamente...


São muitas formas de trabalhar com esse material que podem ser criadas. Vai depender do objetivo que se quer alcançar e nível de aprendizagem em que os alunos se encontram...
Portanto, mãos à obra...meu ip



             amoprojetos.blogspot.com.br

NOSSAS AMIGUINHAS: "MALHADA" E "MALHADINHA"!



De um modo geral, uma das grandes dificuldades apontadas pelos professores no exercício da sua atividade profissional encontra-se diretamente ligada à agitação/indisciplina na sala-de-aula. Este parece ser um desafio que atinge tanto os professores principiantes na carreira, como os mais experientes.

Esse tema leva a uma reflexão sobre um conjunto de estratégias e competências profissionais em relação à gestão da sala. Qual a idade das suas crianças? Como são colocadas as regras de boa convivência: impostas ou combinadas? Somente o mal comportamento é criticado ou o bom comportamento é elogiado e realçado para o grupo de alunos? Todas essas questões precisam ser bem analisadas e avaliadas! 
Com o meu grupo de alunos de 4 anos, os combinados são rotineiramente construídos, relembrados, reconstruídos e alterados conforme a atividade ou resposta comportamental de cada um deles... 

 

Como estratégia para reforçar o bom comportamento, trouxe para a nossa sala as vaquinhas: “Malhada” e sua filhinha “Malhadinha”. As crianças que participam da rotina com tranquilidade, são premiadas com a possibilidade de brincarem com os bichinhos no momento do pátio ou nas brincadeiras de livre expressão! 


Essa proposta tem dado certo! No entanto, outros recursos já estão sendo pensados, caso essa estratégia se esgote!

Abraços,
Profª Cristina.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Equipe de trabalho...

Esses são alguns dos meus colegas de trabalho! Aqueles que me acolheram M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-M-E-N-T-E bem na U.E.! 
Dinamismo, cooperação, parceria, solidariedade, competência, comprometimento, alegria, vibração positiva são características marcantes desse grupo de trabalho! 
Fazer parte dessa equipe está me fazendo muito bem! FELICIDADE é pouco para o que estou sentindo! Com eles, os desafios se tornam mais fáceis de serem vencidos!
Numa próxima postagem, estarei apresentando outros integrantes da nossa equipe! 


 Vamos lá, pessoal! Energias renovadas para o próximo semestre que se inicia! 
Sucesso para todos!


BRINCANDO DE SUPERMERCADO!

Brincar de supermercado... Brincar de fazer compras... Simular a utilização de dinheiro... Confeccionar receitas... Ler e identificar rótulos dos produtos encontrados no supermercado... Agrupar por categorias... Elaborar e registrar lista de compras... Todas essas situações de aprendizagem favorecem e desenvolvem, de forma lúdica, a autonomia, a possibilidade de escolha, a relação de troca - dinheiro por produto- além de importantes conceitos matemáticos e linguísticos! A construção de conhecimentos com base no contexto em que se vive, permite que a criança aja, interaja, interprete a realidade, aprenda e atribua significado ao que aprende!





Fazer compras no "nosso supermercado"  foi uma experiência super legal!

VALEU CRIANÇADA!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Estreando o blog!

Olá, pessoal!

Pois é, o pontapé inicial foi dado e, finalmente, estou estreando o meu blog! Meu, não! NOSSO BLOG! Porque não é para mim mesma que escrevo e sim para todos aqueles profissionais ou interessados na arte de educar, conhecerem um pouco mais o universo infantil! Um espaço mágico para realizar propostas de aprendizagem, colocar em prática novas ideias e possibilitar aos pequenos uma gama enorme de experiências significativas que estimulam o crescimento e desenvolvimento global deles!
As postagens que farei serão uma boa oportunidade para apresentar o que temos aprontado: eu e os meus aluninhos! Espero que essa partilha de vivências seja útil, de alguma forma, para cada um de vocês!

Um grande abraço,
Cristina Dias.